Trabalhar em Portugal

Portugal é um dos destinos Europeus mais atrativos para brasileiros, quando decidem morar e trabalhar no exterior. Não somente pela facilidade do idioma e pela cultura ser muito parecida com a do Brasil, mas o país também oferece um custo de vida relativamente baixo em comparação a outros países europeus.

É claro que depende muito da cidade escolhida. Lisboa, por exemplo, recebe milhares de expatriados (principalmente brasileiros). Somado ao fato de ser uma cidade turística, o valor do aluguel e dos serviços ao consumidor cresceram significativamente desde 2017. Ainda sim, a capital portuguesa ainda é o destino mais procurado.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em Portugal está aberto para brasileiros, sem dúvida. Algumas áreas estão mais aquecidas, o que aumentam as chances de conquistar a experiência profissional desejada.

Por exemplo, profissionais de Tecnologia da Informação, Engenharia, Contabilidade e Finanças: esses setores estão em alta! Sem contar turismo e serviços ao consumidor, que são mais flexíveis na contratação de estrangeiros.

Quero largar tudo no Brasil e trabalhar na minha área em Portugal. É possível?

É preciso fazer uma pesquisa de mercado primeiro, pois, depende de alguns fatores que devem ser considerados antes de tomar essa decisão. A sua experiência profissional (se está em alta demanda), fluência em outro idioma (muito importante, inglês e francês), visto de trabalho (tem dupla cidadania ou pesquise como conseguir a Residência).

A concorrência é muito acirrada em Portugal. É preciso ter paciência e usar estratégias para se diferenciar na busca de trabalho. O LinkedIn é um excelente aliado!

Candidate-se para vagas aqui em Portugal do Brasil primeiro para sentir o mercado e ver como está o retorno. Caso consiga entrevistas, faça perguntas, sem exageros, para entender como está a sua área.